Como ajudar as crianças a se sentirem positivas com a chegada no novo irmão

A maneira como os pais decidem contar e preparar os filhos, sobre os novos irmãos varia de acordo com a diferença de idade e dinâmica familiar.

Quando a mãe está grávida, é melhor contar ao seu filho assim que começar a aparecer. É sempre melhor ser honesto para evitar que as crianças fiquem ansiosas com o que está acontecendo. Se a família está adotando, o bebê que está chegando pode não ser visível, mas ainda assim comece a conversa.


✨ Seja claro na explicação e alterações que a chegada de um novo bebê trás: Embora você queira enfatizar todas as vantagens de ter um novo irmão ou irmã, as crianças mais velhas também precisam saber coisas que serão. Mas assegure ao seu filho mais velho que você fará tudo o que puder para manter o bebe bem e feliz e em um horário regular de sono o mais rápido possível. E também que você vai reservar um tempo para ficar com ele.


✨ Alterações comportamentais: As crianças mais velhas, em idade escolar, têm um forte senso de justiça e igualdade, então podem não entender por que uma criança está sendo tratada de maneira diferente de outra, mesmo que um bebê tenha necessidades diferentes, e isso pode fazer com que reajam. Para ajudá-los a se sentirem valorizados, pense em como envolver seu filho nas rotinas diárias que envolvem o novo bebê. A criança pode trazer o pano para arrotar ou pode ficar em um banquinho e ajudar na troca de fraldas ou pode segurar a toalha na hora do banho, também é bom elogiar os comportamentos maduros positivos que a criança exibe


✨ Prepare-se para a sua internação ele pode ficar confuso quando você sair para o hospital: Explique que você estará de volta com o novo bebê em alguns dias. Se a criança tiver idade suficiente, permita que ela visite o novo bebê no hospital, após o nascimento.


⭐️ Comenta aqui embaixo se esse post foi útil para você.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo